Telefone (13) 3234-9499
Tel: 0800 774 0540
TRABALHANDO PARA
OFERECER TRANQUILIDADE

Pragas Urbanas

Cupins Subterrâneos

Estrutura da colônia

A espécie Coptotermes Havilandi contém soldados, operários, alados, rei e rainha.

Início da colônia

Ocorre entre os meses de Setembro a Outubro através de revoadas chamadas de “voo nupcial” ou popularmente “Siriris ou Aleluias”, geralmente ocorrem perto de algum foco de luz. Quando acontece o acasalamento procuram um abrigo no solo, lajes e outros. Achando o local apropriado a colônia pode passar até 6 meses sem nenhum alimento, apenas construindo sua estrutura.

Uma colônia, quando não combatida, pode ter uma longevidade de aproximadamente 25 anos, produzindo cerca de 8.000 ovos por dia. Os soldados e operários podem ter uma vida útil de até 12 meses.

Alimentação

Os soldados são os responsáveis por proteger a colônia e também buscar alimentos, quando conseguem encontrar começam a criar os caminhos de terra até o local para que assim os Operários possam ir colher o alimento e alimentar a colônia.

Os cupins geralmente procuram alimentos durante a noite. A alimentação consiste de material celuloso como madeira, livros, roupas e outros.

Possíveis danos

Apodrecimento do madeiramento, roupas, enxovais e fotografias. Danos em documentos, depósito de alimentos, móveis planejados e estruturas de teclados. Curto circuito em redes elétricas com possibilidade de incêndio.

Curiosidades

Os cupins não transmitem doenças.