Pragas Urbanas

Cupins Subterrâneos

Estrutura da colônia

A espécie Coptotermes Havilandi contém soldados, operários, alados, rei e rainha.

Início da colônia

Ocorre entre os meses de Setembro a Outubro através de revoadas chamadas de “voo nupcial” ou popularmente “Siriris ou Aleluias”, geralmente ocorrem perto de algum foco de luz. Quando acontece o acasalamento procuram um abrigo no solo, lajes e outros. Achando o local apropriado a colônia pode passar até 6 meses sem nenhum alimento, apenas construindo sua estrutura.

Uma colônia, quando não combatida, pode ter uma longevidade de aproximadamente 25 anos, produzindo cerca de 8.000 ovos por dia. Os soldados e operários podem ter uma vida útil de até 12 meses.

Alimentação

Os soldados são os responsáveis por proteger a colônia e também buscar alimentos, quando conseguem encontrar começam a criar os caminhos de terra até o local para que assim os Operários possam ir colher o alimento e alimentar a colônia.

Os cupins geralmente procuram alimentos durante a noite. A alimentação consiste de material celuloso como madeira, livros, roupas e outros.

Possíveis danos

Apodrecimento do madeiramento, roupas, enxovais e fotografias. Danos em documentos, depósito de alimentos, móveis planejados e estruturas de teclados. Curto circuito em redes elétricas com possibilidade de incêndio.

Curiosidades

Os cupins não transmitem doenças.

Sistema para controle de cupins subterrâneos

Em breve um novo processo de monitoramento para controle de cupins subterrâneos